O Cine Clube de Viseu (CCV) tem abertas as inscrições para a edição deste ano do Vistacurta, o festival de curtas metragens que volta a ter um espaço dedicado à produção local, ou de filmes sobre a região.
O festival vai este ano decorrer entre 14 e 18 de outubro e as inscrições podem ser feitas até dia 30 de junho.
Os autores naturais ou habitantes da região de Viseu, e para toda a produção rodada na região nos últimos dois anos, podem concorrer à Competição Local .
Os filmes de produção portuguesa, sejam ficções, filmes de escola, videoclips, filmes amadores, documentários ou animações, concorrem na Competição Nacional.
Haverá um prémio de 1.500 euros para o que for considerado o melhor filme do Vistacurta, quer na competição local quer na nacional.
“O festival quer continuar a ser um ponto de encontro para o cinema independente associado à região de Viseu, mostrando os filmes em sala e permitindo a criação de diálogos entre autores e públicos”, frisa o Cine Clube de Viseu, lembrando que, desde 2010, já passarem pelo Vistacurta dezenas de obras e realizadores.
‘Absedo’, de Joana Sá, foi o grande vencedor na Competição Local em 2024, enquanto na Competição Nacional, o escolhido foi ‘percebes’ de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.
Já o Prémio do Júri Jovem foi para ‘O Camaleão’ de Tiago Santos.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm