Portugal entra esta quarta-feira, 1 de dezembro, em ‘Estado de Calamidade’ devido à evolução negativa da pandemia de covid-19, situação que vem acompanhada de novas restrições.

Assim, até 20 de março de 2022, enquanto vigorar o Estado de Calamidade em Portugal, o uso de máscara volta a ser obrigatório em todos os espaços fechados, e o certificado digital, ou teste negativo à covid-19, passa a ser obrigatório para acesso a determinados locais e eventos, casos de restaurantes, hotéis e alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados.

Há exceções, como almoçar ou jantar em esplanadas, que continua a ser possível sem certificado, bem como o acesso a cafés, snack-bares ou casas de chá que vai manter-se sem obrigatoriedade de apresentar certificado digital.

Quanto aos eventos, a apresentação de teste negativo é obrigatória em todos os grandes eventos, culturais ou desportivos, sem lugares marcados, e em todos os recintos desportivos, cobertos ou ao ar livre, situação que inclui jogos de futebol e outras modalidades.

A entrada em bares e discotecas, e as visitas em lares e unidades de saúde, ficam também condicionadas à apresentação de teste negativo, mesmo para pessoas com vacinação completa.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.