D.R.

Os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro vão ser assinalados com um congresso em Sernancelhe, concelho natal do escritor das Terras do Demo, que irá decorrer dias 17 e 18 de novembro numa organização do Município em colaboração com a Universidade de Aveiro.

“No ano em que assinalam 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro, Sernancelhe prepara-se para organizar, em parceria com a Universidade de Aveiro, o congresso ‘Académicos, Escritores, Pintores, Políticos e Santos no Universo Aquiliniano’”, informou a autarquia, em comunicado.

Vai acontecer no Auditório Municipal de Sernancelhe, e segundo a organização será “um importante fórum de reflexão em torno de Aquilino Ribeiro com académicos de grande qualidade”.

Os oradores “abordarão a vida e obra do mestre das letras portuguesas em dois painéis distintos: ‘Arte, História e Literatura na Obra de Aquilino Ribeiro’ e ‘O Direito, a Matemática e a Religião na Obra de Aquilino Ribeiro’”.

Na sessão de abertura intervirão o presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, o diretor da revista literária aquilino, Paulo Neto, e o reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira.

Os diferentes painéis do encontro são reconhecidos pelo Centro de Formação da Associação de Escolas do Douro e Távora, organismo tutelado pelo Ministério da Educação, como formação certificada para professores.

O congresso, que contará com momentos musicais, é gratuito e aberto à comunidade, mas de inscrição obrigatória, que deverá ser feita até dia 10 de novembro, através da página da internet do Centro de Formação da Associação de Escolas do Douro e Távora.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.