A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Tondela Viseu (UHD – CHTV) existe há quatro anos e, durante estes 4 anos, o projeto revelou-se, segundo o CHTV, como um “enorme” sucesso, atingindo um nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores superior aos 98%, superando por isso e em larga medida o nível de satisfação existente nos modelos convencionais de internamento.

“Nestes últimos quatro anos a UHD do CHTV internou aproximadamente 1400 doentes nas suas casas, percorreu mais de 280.000 km e retirou ao modelo convencional de internamento, aproximadamente 11.800 dias, disponibilizando vagas no modelo convencional, o que em termos de custos foi também muito significativo para o SNS”, refere a unidade hospitalar.

“Muito para além dos números, a UHD do CHTV, tem-se centrado primordialmente no doente, privilegiando de uma forma muito clara e concreta, os ganhos dos doentes e das suas famílias. Tem sido um modelo que, se centra, efetivamente, no doente”, acrescenta.

O projeto iniciou em 2019 com uma capacidade de seis camas e conta atualmente com uma disponibilidade de internamento domiciliário de 15 camas.

Segundo a estratégia delineada, a UHD evoluiu também em termos de distância considerada segura, admitindo atualmente doentes em praticamente todos os concelhos do distrito de Viseu, desde que geograficamente se localizem a 35 minutos do CHTV. Em 2022 a UHD estendeu a sua capacidade de internamento às ERPIS/Lares/Residências Seniores, desde que reúnam os pressupostos gerais conhecidos para admissão em UHD.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.