A Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) está a apostar na valorização da atividade artesanal com uma abordagem inovadora, através do projeto ‘Craft Turismo Criativo’.

Pretende a ADD “combater as fragilidades socioeconómicas” do território, que abrange os concelhos de Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão, “contribuindo para a diversificação da sua economia”, disse à Lusa o coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro.

É um projeto de natureza imaterial de valorização, qualificação e promoção turística baseado nos recursos identitários e ativos patrimoniais culturais imateriais, como o artesanato e o saber-fazer, envolvendo a participação ativa das comunidades locais.

A ADD, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões, avançou com uma candidatura que vai permitir “a estruturação do produto turístico cultural”, estando previstas ações que promovam a diversificação de experiências temáticas numa rede de parcerias com agentes públicos e privados, locais e regionais.

Um dos objetivos da operação Craft Turismo Criativo passa por desenvolver na região do Dão, novos roteiros de visitação e de experiência, que interligam os municípios da ADD, em torno do património cultural artesanal e imaterial, aumentando a diversidade da oferta turística. A aposta passa por criar condições para atrair novos públicos nacionais e internacionais através da oferta estruturada de experiências criativas e inovadoras de turismo cultural.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.