O município de Vila Nova de Paiva quer construir um centro de atividades ocupacionais para cidadãos portadores de deficiência, num investimento superior a 750 mil euros, projeto para concretizar em dois anos.

O autarca Paulo Marques confirma a intenção da autarquia, e adianta que será “um edifício construído de raiz”, estando o investimento assegurado pelo PRR [Programa de Recuperação e Resiliência].

O centro irá colmatar uma necessidade na região, lembrando o autarca que os jovens portadores de deficiência, com idades até 18 anos, “têm várias respostas sociais, muitas delas através da escola”, mas os adultos não têm isso tipo de apoio, que será agora assegurado pelo futuro centro de atividades ocupacionais.

A ‘Fábrica de Sonhos’, como se irá chamar, foi projetada e idealizada para ser feita de raiz e envolve o Município de Vila Nova de Paiva e a Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva (ASSAP), instituição particular de solidariedade social (IPSS) que tem já as valências de lar, centro de dia, e uma unidade de cuidados continuados. O novo centro vai ser construído precisamente num terreno da associação e terá uma capacidade para 30 utentes, com prioridade para cidadãos portadores de deficiência residente no concelho.

A previsão da autarquia é que o centro esteja operacional em 2024.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.